Voltar a Página Principal
Cybercafe no meio da selva Amazônica

Clique na foto para ampliar
O Amazonews.com esteve mais uma vez visitando o maior complexo hoteleiro de selva do planeta: O Ariaú Amazon Towers.
Saímos de Manaus no dia 25 de Julho de 2003 do píer do Tropical Hotel Manaus as 8:30 da manhã no barco de transfer “Elcione” cruzando as águas do Rio Negro cerca de 2 horas até chegarmos ao mais famoso Resort do mundo. Foi com muita satisfação que retornamos a um lugar tão maravilhoso e conhecemos uma figura muito simpática que cuida da área de informática e internet deste famoso Hotel e conversamos com Mara a gerente geral do mesmo. A seguir uma entrevista com Ricardo sobre o cybercafe no meio da selva Amazônica e um breve parecer de ambos relacionado aos serviços inerentes de cada um. Também mostraremos algumas fotos dessa visita. Vale a pena você também vir para este paraíso chamando Ariaú Towers.


ENTREVISTA:
   Ricardo Mota
Clique na foto para ampliar
Clique na foto para ampliar
Clique na foto para ampliar

Amazonews: Qual sua função no Ariaú?
Ricardo: Bom...eu sou o responsável pela parte de Internet e pela parte de informática do hotel inteiro. Tudo que for relacionado com informática é comigo. A maior parte do tempo eu fico no Cybercafe recebendo os hóspedes.
Amazonews: Qual o serviço que eles mais se interessam em fazer no Cyber do Ariaú? Mandar fotos... enviar e receber e-mails?
Ricardo: A maior preferência realmente é pra “descarregar” as máquinas. Eles tiram muitas fotos e chegam aqui e... descarregam as máquinas digitais e voltam de novo no outro dia com novas fotos. Para cada expedição alguns deles tem duas máquinas, as vezes três. Tiram muitas fotos, muitas mesmo. Tem hóspede aqui que sai com quatrocentas fotos.
Amazonews: Para quem são direcionadas essas fotos em sua maioria? Parentes, amigos, jornais... você sabe?
Ricardo: Geralmente para o próprio e-mail deles, para familiares e amigos, para quando chegarem em seus respectivos países, possam ter estas lembranças inesquecíveis.
Amazonews: Dessa maneira eles podem mostrar onde estão e o que estão visitando no Amazonas. Certo?
Ricardo: É verdade. Hóspedes que não tem a disponibilidade de mandar muitas fotos porque o espaço de seu e-mail é pequeno e que já viajaram, fico trabalhando na separação das fotos que eles deixam e todo dia mando um lote para muitos que estão em outros países. Mais na base da amizade, entende?
Amazonews: Ricardo, existe um cybercafe bem no meio da floresta Amazônica, justamente no Ariaú Amazon Towers. Qual o preço cobrado atualmente?
Ricardo: O preço paro uso dos computadores tá variando de cinco reais a vinte e sete reais. Uma hora custa vinte e sete reais. Esse valor é pra Internet ou qualquer um outro serviço que dependa do computador. É um valor para o uso da “máquina” em si.
Amazonews: Para qualquer trabalho, então?
Ricardo: Para qualquer trabalho que dependa do computador do Cybercafe nós temos essa tabela que varia de cinco a vinte e sete reais.
Amazonews: Foge bastante do preço médio para uma hora de uso dos cybers urbanos, não acha?
Ricardo: É um pouco complicado colocar em funcionamento Internet na selva. Requer equipamento sofisticado além da manutenção.
Amazonews: Qual o “servidor” de vocês aqui no meio da selva Amazônica?
Ricardo: O nosso servidor fica no Hotel Mônaco em Manaus. Nós trabalhamos com 128k de velocidade. 64k em Manaus e 64k aqui na selva.
Amazonews: O Ariaú tem uma parceria de negócios com a Embratel nesse sentido?
Ricardo: Sim. Temos uma parceria. Com a Embratel.
Amazonews: Você já tinha tido alguma experiência em trabalhar nessa área?
Ricardo: Sim. Eu já tinha trabalhado em cybercafe e com informática no Rio de Janeiro e eu sempre quis conhecer o Ariaú Towers. Eu tive uma oportunidade para trabalhar em Cuzco no Peru. Acabei passando por Manaus e... fiquei trabalhando no Ariaú. Não desperdicei esta oportunidade de trabalhar com informática no Ariaú... e tô por aqui.
Amazonews: Que idade você tem ?
Ricardo: Eu tô com trinta. Trinta anos.
Amazonews: Quantos computadores você tem disponível para os hóspedes aqui no Ariaú?
Ricardo: Temos cerca de quarenta máquinas dispostas entre vários setores, apartamentos, suítes e suítes especiais como a “cósmica”
Amazonews: A “casa do Tarzan” tem algum computador?
Ricardo: Sim, a casa do Tarzan e as suítes mais sofisticadas tem computador.. A “suíte Imperial...”
Amazonews: (interrompendo) A “casa da Jane” também tem?
Ricardo: Nós não temos “casa da Jane”....(Risos).*

INOVAÇÕES

De acordo com informações de Mara, gerente geral do Ariaú Towers, A Internet é sem sombra de dúvida hoje a maneira mais eficaz de trazer novos hóspedes para o Ariaú. Principalmente turistas estrangeiros pois a cada dia aumenta mais e mais o fluxo de internautas que “navegam” na web procurando a Amazônia e o ponto principal é o Ariaú.
O Ariaú também faz muita propaganda em revistas. Um bom marketing com revistas do Brasil inteiro, relacionadas ao turismo é uma outra maneira de nos trazer um retorno satisfatório.
Grande parte do quadro de funcionários do hotel foi renovado. Muitos tem no máximo um ano na empresa pois foi feito uma reengenharia quase que total com o objetivo de melhor atendimento aos turistas.
Está sendo feito um trabalho mais criterioso no intuito de melhorar cada vez mais os serviços em todos os setores do hotel. Novas idéias estão sendo trabalhadas em conjunto com um bom “feedback” entre a agência central e a gerência do hotel (na selva).Será feita uma renovação no sistema de computação para uma melhor interatividade entre o Ariaú e os setores de Manaus.
A média dos últimos três meses, de turistas que chegam todos os dias no Ariaú é em torno de duzentos paxs.
Tendo experiência no ramo de turismo por mais de cinco anos somando entre os trabalhos na Varig e Tropical hotel, Mara, como é chamada carinhosamente por seus colegas de trabalho, sabe que o Ariaú é uma outra realidade completamente diferente de qualquer hotel no mundo e que é um lugar onde muito se aprende e que apesar do volume de trabalho ser muito grande, há liberdade pra se criar, implantar novas coisas, e uma “abertura” pra se conversar, trocar idéias, etc..
Agora estamos mais voltado para o mercado nacional pois o brasileiro em sua maioria não conhece a Amazônia. Atualmente o Ariaú está bem mais presente em feiras e eventos em todas as regiões possíveis, valorizando mais o que é nosso.
Os preços para estrangeiros ou brasileiros, são os mesmos. Há um desconto apenas para os residentes em Manaus.
No que diz respeito a área social o hotel já faz um trabalho há muito tempo, na Vila do Acajatuba.
A maioria das pessoas que moram na Vila, são familiares de funcionários, onde o hotel presta toda uma assistência social inclusive com medicamentos, escola, etc... Essa ajuda é estendida aos moradores das redondezas da Vila do Acajatuba.
Barcos particulares normalmente podem visitar o hotel apenas para visita sem pernoite no local.
Os passageiros podem fazer a visita de “reconhecimento” do hotel almoçam e/ou jantam e depois partem.

Fica ai o convite para você acessar o site do Ariaú Amazon Towers e escolher o pacote de turísmo que mais lhe agrada.

30/07/2003

Breve comentário sobre a Internet, no hotel Ariaú Towers.

Eu sou Ricardo, estou no hotel Ariaú há duas semanas, controlo a parte de informática do hotel, e fico a maior parte do tempo na loja de Internet.
Os hóspedes procuram a loja, para descarregar suas máquinas fotográficas, enviar as fotos para seus e-mails, mandar notícias a seus parentes e amigos, visitar Sites do Brasil, enfim, buscar informações relacionadas à temática do hotel, que é a selva.
Estou realmente aproveitando esta oportunidade, para guardar fotos maravilhosas, feitas pelos hóspedes, em suas investidas pela selva, retratando lugares nas mais diferentes situações, animais, nascer e pores-do-sol, vistas das torres, passeios de Helicóptero, etc.
Pessoas chegam, pessoas se vão, mas sempre deixam um pouco de si e levam um pouco dessa magia do hotel Ariaú, em fotos e na lembrança.
Conhecer pessoas das mais diferentes, culturas, opiniões, credos, países, etnias é realmente fascinante e muito enriquecedor. A troca de informações, e a amizade que fica, são o mais importante, nessa relação hóspede hotel.
A cada dia, minha lista de contatos (e-mails) aumenta. Hoje tenho contatos, na Áustria, África do Sul, Estados Unidos, Portugal, Argentina, Japão, Espanha, Índia...
Uma infinidade de lugares, amigos, lembranças de poucos dias de convivência, mas muita história pra contar.
Venha conhecer esta magia que é o Hotel Ariaú Towers, e confira de perto, tudo de bom que a natureza da Amazônia tem pra oferecer.

Um Grande Abraço

Ricardo Mota
C.P.D.

Julho 2003



Dr. Ritta:
O fundador do Ariaú Towers

Quando em 1982, o oceanógrafo Jacques Cousteau, visitou o Amazonas e ficou hospedado no HOTEL MÔNACO de propriedade do empresário e advogado, Francisco Ritta Bernardino, Custeau fez uma espécie de premonição quando disse: Hoje o mundo está preocupado com a guerra nuclear, mas esta ameaça desaparecerá. A guerra do futuro será entre quem defende a natureza e quem a destrói. Cientistas, políticos e artistas desembarcarão na Amazônia para ver o que está se fazendo com a Selva.
Alguns anos depois, em 1986, O Dr. Ritta como é muito conhecido em Manaus, começou a construir próximo as margens do Rio Negro à duas horas de barco da capital do Estado do Amazonas, um modesto hotel de selva, com apenas quatro apartamentos, o hoje mundialmente conhecido ARIAÚ AMAZON JUNGLE TOWERS, o hotel na copa das árvores, o único em sua categoria, com quase trezentos apartamentos. Atualmente o Ariaú conta
com escritórios em vários lugares do mundo.
Além de empresário de sucesso no turismo, Dr. Ritta também é muito conhecido no segmento Imobiliário, pois além do Ariaú Towers, HOTEL MÔNACO e HOTEL BRASIL, é dono de outros numerosos imóveis.
O livro Emoções Amazônicas escrito nos idiomas Português, inglês e espanhol, recentemente Dr. Ritta Bernardino escreveu um best-seller que já vendeu mais de 45.000 mil cópias. Trata-se de Aves da Amazônia Guia do observador que contém entre outras informações A Lista de Campo das Aves do Amazonas, com 522 espécies registradas com o nome Em português e inglês e o nome científico. Destaca-se No livro um capítulo sobre tirismo de observações de aves birding, direcionada a birdwatchers prática que só nos Estados Unido e Canadá já reúne cerca de 65 milhões de praticantes.
Preocupado com o meio ambiente e com a ecologia, Ritta Bernardino lança agora o seu mais novo livro (já tem vários publicados), em parceria com o fotógrafo Leonide Príncipe e destinado ao público infanto-juvenil, perfeito para um maior conhecimento da região amazônica: "A saga amazônica do pequeno guerreiro verde" (192 páginas, Editora Photoamazônica).
 

 

amazonews@amazonews.com

O hotel Ariaú Towers (foto) já é famoso no mundo todo. Erguido sobre palafitas, em prédios de vários andares interligados por passarelas, proporciona infra-estrutura entre o exótico e o luxuoso. Tem quatro bares e torres que permitem enxergar a floresta de cima para baixo. Oferece salas de vídeo e alguns quartos com ar-condicionado, tem flores de plástico espalhadas pelos ambientes e animais silvestres semidomesticados rondando mesas e objetos que brilham. Fica num local belíssimo, a duas horas de barco de Manaus, e já hospedou o rei Juan Carlos, da Espanha, e o dono da Microsoft, Bill Gates, entre outras celebridades. As diárias começam em 600 reais. Mais integrado ao ambiente, o Amazon Lodge (três dias por 495 dólares) apresenta seis módulos flutuantes num lago. Os quartos têm ventilador, o máximo de bagagem permitida é 5 quilos e os banheiros são coletivos. A natureza em volta e os passeios estão entre os melhores da Amazônia. Opções a considerar são também o Acajatuba Jungle Tower (390 reais, dois dias), com banheiros privativos e vista panorâmica no restaurante, o Amazon Eco Park (410 reais, dois dias), que está a 6 quilômetros de Manaus e por isso tem chuveiro e frigobar, e o Aldeia dos Lagos (368 dólares, quatro dias), distante, mas acessível de carro.

(Publicação feita na:
Revista Veja-Matéria(Clique aqui)
Revista Veja(Clique aqui)
12 de Dezembro de 2001)

 

SOLENIDADE DE ESTREGA DO PREMIO ECOTURISMO 2002 EM GRAMADO -RS COROADA DE EXITO

Com uma platéia seleta de convidados composta de jornalistas, empreendedores, políticos e estudantes de várias partes do Brasil, numa promoção do JORNAL ECOTURISMO, da cidade de Santos em São Paulo, fechando com chave de ouro, o Ano INTERNACIONAL DO ECOTURISMO, realizou-se no dia 8 de novembro as 20 horas, a solenidade de entrega do PREMIO ECOTURISMO 2002, evento que teve lugar no Centro de Cultura de Gramado no Rio Grande do Sul.

Cerca de 30 empreendedores comprometidos com a Causa do Desenvolvimento Sustentável do Brasil, foram agraciados pela organização, da REVISTA ECOTURISMO, INSTITUTO BIOSFERA AMBIENTAL e avaliada pela Embratur e Ministério do Esporte e Turismo, provando que o segmento ecoturistico e´ o que mais cresce no Brasil e com perspectivas de gerar mais de US$ 4 bilhões de dólares na economia, ajudando a minimizar a fome do Brasil, na filosofia do novo presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva.

A mesa diretora dos trabalhos presidida pelo jornalista Hercules Goes, diretor do Jornal e Revista Ecoturismo, teve como presidente de Honra, o prefeito de Gramado, Pedro Bertolucci, e componentes, Marcos Pompeu de Souza, diretor da Embratur; o prefeito Mario Augusto de São Miguel das Missões; Jeverson Missias, Secretario de Turismo de Mato Grosso, Adenauer Goes; presidente da Paratur; Silvio Moura Fé, Presidente da Pientur; o jornalista Pedro torre, diretor da OAB/Brasil; a empresária do Turismo goiano Maria Silvia e o jornalista Viltencir Fleck da Radio Excelsior de Gramado.

Dentre os laureados figura projetos reconhecidos internacionalmente como modelos e Referencia Ambiental e Ecológicas, como o Projeto Tamar, Ilhéus na Bahia e a Universidade MAR E MATA, Macaé e Casimiro de Abreu no RJ, Ruschimann Consultoria, Ariau Amazon Tower, Eletronorte de Rondônia, o estado do Mato Grosso, Banco da Amazônia, Fernando de Noronha, XINGO Parque Hotel e na categoria de Operação de Turismo, Guilherme Paulus e a CVC a Melhor Operadora Turística de 2002.

O selo do PREMIO ECOTURISMO passa a ser a partir de agora uma chancela e referencia ambiental brasileira, ficando decidido pela Comissão Organizadora do premio, que a cidade de São Paulo sediara a versão 2003.


Hercules Goes
Editor da Revista
MTB 15973-

FAMÍLIA "AMAZONEWS.COM" EM UM DOS PASSEIOS DE BARCO PELO RIO ARIAÚ.
À DIREITA -DE CAMISA BRANCA- GUSTAVO CEREJA, O EXCELENTE GUIA DE SELVA DO ARIAÚ AMAZON TOWERS QUE FOI ÓTIMO EM SEU SERVIÇO.
PELO SORRISO DE TODOS PERCEBE-SE A FELECIDADE DE TODOS QUE VISITAM O ARIAÚ.




PASSEIO DE IDA AO ARIAÚ


Os empresários Japoneses
ISAO TAKAHASHI e YOSHIO AOYAMA

Ambos com
DALTON ROCHA (CEO - AMAZONEWS.COM)